Refletindo sobre o ser humano. Retratando sobre a realidade de moradores em situação de rua.
domingo, 21 de novembro de 2010
Sorria, você está dormindo filmado.
fotografia tirada segunda-feira, 17 de março de 2008, estação de metrô República, São Paulo SP
__
Quem nunca se sentiu parte de um gigantesco estúdio que pode ser visto do espaço, como no filme Show de Truman?
O Show de Truman (The Truman Show – EUA – 1998) é um retrato do alto grau de espetacularização em que vive a sociedade contemporânea.
O programa é cria da indústria cultural, produzido do alto pelas instituições sociais dominantes, que determinam o processo de consumo, instaurando na audiência uma reação automática e irreflexiva perante àquilo a ser consumido.
Se o terreno do entretenimento já está plenamente dominado, a Publicidade vem buscando cada vez mais estender seus domínios em outra seara, o Jornalismo.
O poder da mídia sobre a vida das pessoas....
Enfim, até que ponto estamos acordados para nossa realidade de “reality show”?
__
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
O abandono é robusto.
fotografia tirada no sábado, 23 de agosto de 2008, 15:21:22 - Rua Augusta, São Paulo, SP.
__
O Dia Mundial da Criança foi comemorado pela primeira vez, no mundo inteiro, dia 1 de Junho de 1950. Mas oficialmente, segundo a ONU reconhece, é 20 de novembro. Porém a data efetiva de comemoração varia de país para país.
No Brasil, foi oficializado com o deputado federal Galdino do Valle Filho, para o dia 12 de outubro.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, e desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
__
Acredita-se que atualmente, chegue perto de 8 milhões, o quantitativo de crianças abandonadas no Brasil. Destas, cerca de 2 milhões vivem permanentemente nas ruas, envolvidos com prostituição, drogas e pequenos furtos.
__
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
A pinga pede o corpo. |Cumplicidade|
fotografia tirada na segunda-feira, 12 de março de 2007 - próximo ao Terminal Rodoviário Tietê, São Paulo, SP.
__
A pinga pede o corpo
que pede o chão
que pede o corpo
que pede a pinga se o corpo cai
equilibra a pinga
que o chão evita
que se derrame
que a pinga prende
o corpo ao chão
que se levantar
evita a pinga
que pede o corpo
que pede o chão
que pede a pinga
e se reerguer o mendigo
a indústria da miséria entra em falência
porque a pinga gera impostos
porque o corpo que bebe
caindo ao chão não incomoda.
Poema: Cumplicidade - de Sebastião Nicomedes - Escritor/Pintor - ex-morador de rua
"Um dia, um outro morador de rua sugere que ele escreva sobre a vida nas ruas, para que a situação mude. Ele acata a sugestão, o que transforma sua vida completamente."
_
Sebastião Nicomedes de Oliveira nasceu em Assis-SP no dia 07/10/1968. Foi criado por pais mineiros, junto com seus sete irmãos. Estudou até a quarta série em Assis, de onde só saiu quando seus pais morreram. Foi para Sabará-MG, onde passou a morar com sua irmã mais velha, que era missionária. Ali, estudou até a oitava série e, na escola, escrevia poesias para a menina de quem gostava. Mostrando que levava jeito para a escrita, ganhou um concurso de redação do Senai ao escrever uma homenagem para sua mãe. Ainda em Sabará, trabalhou como guia turístico e recepcionista da igreja que freqüentava. Este não foi seu primeiro emprego. Por volta dos 8 anos, ele já havia tentado trabalhar colhendo algodão e cortando cana, mas não gostou das tarefas. Quase dez anos depois, entrou para a Marinha como agregado e saiu, depois de seis meses e meio. Ao completar 18 anos, viajou pelo Brasil, passando por São Paulo-SP, Maceió-AL, Salvador-BA e São Sebastião-SP. Depois de tanto viajar, fixou-se em São Paulo, trabalhando com placas e letreiros. Em 2003, exercendo sua função, caiu de cima de um andaime improvisado, foi hospitalizado e dado como morto. Quando teve alta, passou a morar nas ruas e transformou suas experiências cotidianas em temas de seus escritos. Hoje mora no Brás, em São Paulo, tem um livro publicado, uma peça que já foi encenada nos palcos - Diário de um Carroceiro - e dirigiu uma cena de um filme.
fonte: Museu da Pessoa
__
segunda-feira, 5 de julho de 2010
A vaidade e o medo da felicidade.
fotografia tirada no domingo, 10 de dezembro de 2006, 17:25:48 - Praça XV - Porto Alegre, RS
A vaidade - (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos.
fonte: wikipédia
____
"...Vaidade é uma espécie de bola de sabão. Faz aquele show todo e depois explode. Ai o indivíduo precisa de outra bola, e outra bola, e outra bola, e é sem fim. Tudo que é sem fim, não é fonte de felicidade. ...
...E nós vivemos numa sociedade, que acha que essa coisa de o indivíduo querer se destacar sempre, cada vez mais e mais, é um barato. Que é bom, que é produtivo, que leva a sociedade e o mundo ao crescimento, a produção, e ao progresso. Talvez tenha sido verdade isto no passado, hoje leva ao fim do planeta. Ou seja, hoje, é absolutamente urgente, que se reflita sobre o problema desse moto-contínuo, de consumir desvairadamente, de querer notoriedade e destaque..."
palavras de Flávio Gikovate.
A vaidade e o medo da felicidade: nossos maiores inimigos - Flávio Gikovate | CPFL Cultura
__
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Pra que tanta pressa?
Eu olho pra você!
fotografia tirada na terça-feira, 13 de fevereiro de 2007, 12:56 - Vale do Anhagabaú, São Paulo, SP
__
eu sei, mas você não sabe
o que passa na minha cabeça, quando você passa e não me repara
estou sempre em teu caminho, procurando te mostrar
mas você disfarça andar sozinho, fingindo se esconder
pra poder seguir em frente, deixei todos os meus sonhos
no asfalto ou na sargeta, reflexos de tua beleza
não sei bem se sirvo, se consigo encontrar alguém
mas observando você, espero enxergar além
e saber melhor quem sou, pois mal sei quem você
que passa e não me olha, mas eu olho pra você.
__
Versos que escrevi. Um poema (EU OLHO PRA VOCÊ).
__
Primeiro Post, seja bem vindo!
fotografia tirada no sábado, 26 de abril de 2008, 11:31:28 - Rua Consolação, São Paulo, SP
Comecei como um hobby fotografar morador de rua. E nisso, já venho fotografando, moradores de rua ha 5 anos, desde 2005. Tenho muita foto.
E como vivo juntando esses registros até hoje, nem sei o porque direito... rs, talvez por necessidade de me expressar, ou pra tentar diferente, quem sabe? Sei que hoje penso em fazer com que essas fotos, cumpram seu verdadeiro papel, o de "SER FOTOGRAFIA", e tomem um rumo! Sem maiores pretensões, apenas quero transmitir um olhar, informação, enfim, deixar rolar.
Quero através deste recurso apresentar a todos nós, um lance, um momento, uma inspiração... dentro de uma realidade específica dos grandes centros urbanos, que é o universo dos moradores de rua. E tentar, manifestar algo sobre essa realidade.
Não sou fotografo profissional e tals. Sigo a vida através de outros meios. Mas de alguma forma, exercito a fotografia há algum tempo, há 7 anos, bem dizer. E assim como muitos que apreciam esta arte, vejo na fotografia algo transformador, simplesmente sensacional!
Então, vamos em frente, enfrentar!
Não me comprometo com textos perfeitamente gramaticados, ou impecavelmente ortografados. Nem com megas produções fotográficas, nem nada disso. Mas sim quero trazer algo simples, respeitando aquele chavão de ver a rua: Mostrar a realidade nua e crua!
Abri esse espaço para, quem tiver a fim de expor idéias a este respeito, contribuir ou não... enfim, está em casa, ou melhor, está na rua!
Seja bem vindo!
Para ver o que se passa: http://olharconcreto.blogspot.com
Abraço a familia e amigos... Tiago
__
Assinar:
Postagens (Atom)